Bons Trades são baseados no CONTEXTO.
Vamos definir: CONTEXTO em price action é o modo como as coisas estão acontecendo ao redor do nosso preço, e usar isso vai nos ajudar a definir o fluxo de ordens no qual estamos inseridos no momento. No nosso treinamento nós temos filtros para entender o contexto do price action, e hoje nós vamos falar sobre um deles, que são os movimentos impulsivos e corretivos.
Movimentos Impulsivos e Corretivos
Podemos definir os dois movimentos de acordo com as suas características, sendo eles:
Movimentos Impulsivos: Candles grandes, com a maioria dos candles da mesma cor e o fechamento dos candles próximo a máxima/mínima.
Movimentos corretivos: Candles pequenos, mistura de cores, fechamentos variados (máxima, mínima e centro do candle)
Segue um exemplo:
No geral, os movimentos impulsivos e corretivos nos diz muita coisa sobre o contexto, como o fluxo de ordens por trás dos movimentos;
Durante os movimentos impulsivos, o fluxo de ordens é desbalanceado, sendo assim, um lado (compra ou venda) domina fortemente, o que causa um movimento forte e direcional.
Durante os movimentos corretivos, o fluxo de ordens é balanceado, sendo assim, não tem um lado mais forte que o outro, então o mercado anda de lado.
Descobrindo o Contexto Usando os Movimentos Impulsivos e Corretivos
Agora que já sabemos os básicos dos movimentos, podemos usá-los para descobrir o contexto do mercado.
De maneira geral, um movimento impulsivo é, na maioria das vezes, seguido de um movimento corretivo. Se um movimento impulsivo é a favor de uma tendência, o próximo movimento após o corretivo provavelmente será na mesma direção. Repare nos exemplos citados acima.
Então o que os movimentos impulsivos e corretivos nos diz sobre o contexto?
Eles nos dão a noção do fluxo de ordens dominante no mercado. Se você ver uma tendência altista, juntamente de uma série de movimentos impulsivos e corretivos, você pode se sentir confiante que o contexto principal é de alta, então vai procurar mais compras do que vendas.
Agora, em vez de ficar esperando por um pinbar, engolfo, ou outros padrões de candles, olhe os movimentos impulsivos e corretivos para negociar as oportunidades que eles nos dão. Você não precisa de padrões de candle pra saber que o mercado é altista ou baixista – somente determine o contexto e negocie com os movimentos impulsivos e corretivos o máximo possível.
O fato é que os padrões de candle não se formam frequentemente. Então se você tem uma forte tendência na sua frente, porque você vai esperar um padrão que pode nunca acontecer, quando já sabe a direção do mercado? Entre na tendência e faça seu dinheiro. Só esteja certo do contexto estar a seu favor.
O jeito mais confortável de se negociar é quando se está a favor dos movimentos impulsivo e corretivos, porque você está negociando juntamente com o fluxo de ordens dominante no mercado, o que significa que você vai fazer dinheiro mais rápido e pegar movimentos maiores .
Espero que tenha entendido como o contexto pode nos ajudar na nossa negociação e conseguir achar melhores oportunidades.
Até a próxima. Um abraço…
Fonte: https://priceactioninstitucional.wordpress.com/2017/05/30/negociando-com-o-contexto-fluxo-de-ordens/