UMA INTRODUÇÃO À ANÁLISE TÉCNICA
A análise técnica está se tornando uma abordagem cada vez mais popular da negociação, graças em parte ao avanço nos pacotes de gráficos e plataformas de negociação. No entanto, para um profissional iniciante, entender a análise técnica - e como ela pode ajudar a prever tendências no mercado - pode ser assustador e desafiador.
A análise técnica é o estudo dos movimentos de preços em um mercado, pelo qual os comerciantes fazem uso de padrões e indicadores históricos de gráficos para prever tendências futuras no mercado. É uma representação visual do desempenho passado e presente de um mercado e permite que o comerciante use essas informações na forma de ação de preço , indicadores e padrões para orientar e informar as tendências futuras antes de entrar em uma negociação.
Este guia para iniciantes de análise técnica apresentará os conceitos básicos dessa abordagem de negociação e como ela pode ser usada para negociar nos mercados financeiros.
COMPREENDENDO A ANÁLISE TÉCNICA
A análise técnica envolve a interpretação de padrões a partir de gráficos. O Trader utiliza dados históricos, baseados principalmente em preço e volume, e usa essas informações para identificar oportunidades de negociação com base em padrões comuns no mercado. Diferentes indicadores são aplicados aos gráficos para determinar os pontos de entrada e saída para os comerciantes maximizarem o potencial de negócios com boas taxas de risco-recompensa.
O gráfico abaixo é um exemplo de gráfico com o uso do indicador MACD e RSI.
Enquanto os defensores da análise fundamental acreditam que os fatores econômicos são os principais contribuintes para os movimentos nos mercados, os traders de análise técnica mantêm que as tendências passadas podem ajudar a prever futuros movimentos de preços. Embora esses estilos de negociação possam variar, o entendimento das diferenças entre as análises fundamental e técnica - e como combiná-las - pode ser extremamente benéfico.
Saiba mais sobre como combinar análises técnicas e fundamentais
COMO A ANÁLISE TÉCNICA PODE AJUDAR OS COMERCIANTES
Muitos traders consideraram a análise técnica uma ferramenta útil para a gestão de riscos , o que pode ser um obstáculo fundamental. Uma vez que um profissional compreenda os conceitos e princípios da análise técnica, ele pode ser aplicado a qualquer mercado, tornando-o uma ferramenta analítica flexível. Onde a análise fundamental procura identificar valor intrínseco em um mercado, a análise técnica procura identificar tendências, que convenientemente podem ser causadas pelos fundamentos subjacentes.
Os benefícios do uso da análise técnica incluem o seguinte:
- Pode ser aplicado a qualquer mercado usando qualquer período de tempo
- A análise técnica pode ser usada como um método independente
- Permite que os traders identifiquem tendências no mercado
USANDO GRÁFICOS NA ANÁLISE TÉCNICA
O gráfico abaixo é um exemplo de gráfico de velas para o par de moedas EUR / USD .
Os gráficos são essenciais para a análise técnica. Isso ocorre porque a medida mais importante do desempenho passado e atual de um mercado é o próprio preço; esse é o ponto de partida para analisar o potencial de uma negociação. A ação do preço pode ser representada em um gráfico, pois esta é a indicação mais clara do que o preço está fazendo.
Os gráficos ajudam a determinar a tendência geral, se há uma tendência de alta ou de baixa, a longo ou curto prazo, ou para identificar condições associadas ao intervalo . Os tipos mais comuns de gráficos de análise técnica são gráficos de linhas, gráficos de barras e gráficos de velas .
Ao usar um gráfico de barras ou velas, cada período fornecerá ao analista técnico informações sobre o preço de onde foi aberto, a maior ou a baixa do período, bem como o fechamento. A análise de velas é especialmente útil, pois os padrões e o relacionamento dentro deles podem ajudar a fazer previsões sobre a direção futura do preço.
Depois que um profissional domina os conceitos básicos de gráficos , ele pode usar indicadores para ajudar na determinação da tendência.
INDICADORES DE ANÁLISE TÉCNICA
Os indicadores são usados por traders técnicos quando procuram oportunidades no mercado. Embora existam muitos indicadores, os comerciantes costumam usar indicadores de volume e preços. Eles ajudam a determinar onde estão os níveis de suporte e resistência , com que frequência eles são mantidos ou violados, além de determinar a duração de uma tendência.
Um comerciante pode visualizar o preço ou qualquer outro indicador usando várias análises de período , variando de um segundo a um mês, o que fornece ao comerciante uma perspectiva diferente da ação do preço.
Os indicadores mais populares para análise técnica incluem:
As médias móveis e o MACD são frequentemente usados para identificar tendências no mercado, enquanto o RSI é normalmente usado para determinar possíveis pontos de entrada e saída. Os indicadores auxiliam os comerciantes na análise do mercado, validando as configurações de negociação e determinando os pontos de entrada.
Fonte: https://www.dailyfx.com/education/learn-technical-analysis/basics-of-technical-analysis.html